quarta-feira, 28 de maio de 2025

SFA PARCERIA EM PESQUISA E LIVRO.

SERVIÇO DE ACOLHIMENTO EM FAMÍLIA ACOLHEDORA NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.


A Cartilha é fruto da Dissertação de Mestrado intitulada Serviço de Acolhimento em Família
Acolhedora no Brasil: Análise das iniciativas no país. A pesquisa foi desenvolvida pela primeira autora, sob a orientação das duas co-autoras.
O material tem por objetivo apresentar dados consistentes sobre o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) no Brasil, destacando sua importância, funcionamento e os  desafios enfrentados. O SFA é uma medida de proteção que visa oferecer um ambiente familiar temporário e seguro para crianças e adolescentes afastados de suas famílias de origem por situações de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social. A cartilha busca contribuir para a divulgação desse serviço na sociedade, incentivando a participação de famílias interessadas em acolher e apoiar crianças e adolescentes. A elaboração da cartilha foi enriquecida pela colaboração da Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA /SFA ), que contribuiu na criação das ilustrações, garantindo um material mais acessível, informativo e
visualmente atrativo.














SFA PARTICIPA DE AÇÃO DE CIDADANIA NA ALDEIA CABANA

BELÉM PRA TODOS

Segunda edição do programa foi realizada no domingo (23/02/2025 ), na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira.


A primeira edição do Programa “Belém Pra Todos” ocorreu no dia 8 de fevereiro, e compôs a programação de aniversário de 297 anos do bairro do Guamá. De acordo com a titular da Semcad, Raphaela Segadilha, a procura pelos serviços naquela ocasião foi tão grande, que a pasta organizou essa segunda edição, dessa vez com um número maior de ações, com cerca de dez serviços a mais e o SFA da Funpapa também participou desta segunda edição.


Foto: Luiz Negrão


Foto: Luiz Cláudio


Foto: Luiz Negrão 





SFA PARTICIPA DE AÇÃO DE CIDADANIA NO GUAMÁ

O bairro do Guamá, um dos mais tradicionais e populosos de Belém, celebrou 297 anos com uma grande ação de cidadania promovida pela Prefeitura de Belém, reunindo as secretarias municipais para oferecer serviços gratuitos à população.


Foto : Luiz Negrão

A programação ocorreu na manhã do sábado, 08/02/2025 , na Praça Frei Daniel, e levou atendimentos em diversas áreas, como emissão de documentos, consultas médicas, vacinação, assistência jurídica, negociação de tributos, mutirão do Cadastro Único (CadÚnico) e cuidados com animais.

Foi realizada uma ação de sensibilização sobre do Serviço de Família Acolhedora, que incentiva o acolhimento familiar temporário de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.



A mega-ação de cidadania no Guamá faz parte do programa "Belém pra Todos", que busca levar serviços essenciais a diferentes bairros da capital, facilitando o acesso da população a direitos básicos.


Foto : Luiz Negrão



Texto: Joyce Assunção

SFA participa da caminhada do DIA INTERNACIONAL DA SINDROME DE DOWN.

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO

A 11ª Caminhada Down ocorreu dois dias após o Dia Mundial de Síndrome de Down, celebrado em 21 de março. A marcha de pais e filhos destaca a importância de conscientização da sociedade sobre os direitos de inclusão e bem-estar da pessoa com a trissomia do cromossomo 21.



Foto : Luiz Negrão


Foto: Luiz Negrão


Foto : Luiz Negão

Emissão de documentos e campanhas de conscientização marcaram a edição da Caminhada Down deste ano, que ocorreu na manhã de domingo, 23 de Março de 2025 , na Praça Batista Campos e contou com a equipe do SFA da Funpapa divulgando e cadastrando famílias.



SFA participa de ação em prol da conscientização sobre o Autismo.

 


Foto: Luiz Negrão

A praça Batista Campos, na região central de Belém, ficou pequena para o mar de gente que compareceu, na manhã do domingo (06/04/2025 ), para participar da mega ação integrada da Prefeitura de Belém, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, transcorrido no último dia 02. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Inclusão e Acessibilidade (Semiac), a ação também contou com serviços da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e da Superintendência da Primeira Infância de Belém, além de instituições parceiras da sociedade civil.


 Foto : Luiz Negrão

“Nós estamos trabalhando muito para mudar Belém e, de forma integrada, já estamos conseguindo transformar realidades. No ano passado, eu estava aqui nessa mesma caminhada e é muito importante dizer que a gestão municipal está totalmente empenhada em fazer essa causa ganhar cada vez mais força e melhorar a vida das pessoas”, enfatizou o prefeito Igor Normando, que participou da ação e fez questão de parabenizar a todos pelo envolvimento.


Foto : Luiz Negrão

A secretária de Inclusão e Acessibilidade, Nay Barbalho, destacou o desejo da atual gestão de tornar Belém uma cidade referência para as demais, no que se refere à questão da inclusão. "Estamos aqui não somente para oferecer serviços, mas também para trabalharmos juntos na implementação das políticas públicas intersetoriais para esta causa e avançar", declarou a secretária.


Foto : Luiz Negrão

A prefeitura disponibilizou diversos serviços durante toda a manhã com as equipes das secretarias. Estiveram disponíveis serviços do CadÚnico para inclusão em programas sociais, orientação acerca do atendimento no Centro Dia de referência para Pessoa com Deficiência, cadastramento e mobilização de Famílias Acolhedoras, atendimentos de saúde com consulta médica, odontológica e de nutrição e oito tipos de vacina, bem como orientação específica acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Texto: Maura Carvalho

agenciabelem.com

 

SFA PARTICIPA DA AÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA - SEMANA DO BRINCAR


Programação também marcou a formalização da parceria entre a Prefeitura de Belém e a iniciativa global "Urban95", de apoio às crianças na primeira infância e seus cuidadores.


Foto: Luiz Negrão

Os primeiros anos de vida são os mais importantes para o desenvolvimento de um ser humano saudável, motivo pelo qual a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência da Primeira Infância, tem trabalhado incessantemente na construção de uma cidade amigável, funcional e acolhedora para crianças de 0 a 6 anos.

Mais um passo foi dado rumo à concretização dessas ações estratégicas com o lançamento da "Semana do Brincar" e da formalização da parceria entre a Prefeitura de Belém e a iniciativa global "Urban95". A cerimônia foi celebrada na manhã do sábado, 24/05/25, com uma grande programação pensada para toda a família no Bosque Rodrigues Alves, bairro do Marco, em Belém (PA). 


Foto: Luiz Negrão

Durante o evento, foi formalizada a parceria entre a Prefeitura de Belém e a iniciativa Urban95, um programa global da Fundação Van Leer que visa incorporar a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas políticas de mobilidade e nos serviços e programas voltados a esse público.

Essa parceria com a Prefeitura de Belém vai repensar os espaços públicos, os serviços e os programas de forma a pensar nesse grupo, de crianças de zero a seis anos, seus cuidadores e gestantes. Essa é a fase mais importante da vida para o desenvolvimento. O que a criança vive durante os primeiros anos vai impactar positivamente ou negativamente o resto da vida dela. Estamos aqui para poder olhar com calma e com carinho para esse público — Marieta Colucci, representante da Urban95.


Foto: Luiz Negrão


Foto: Luiz Negrão

Além das atividades para crianças, também foram oferecidas atividades de educação no trânsito, cadastro e informações sobre o serviço de Família Acolhedora  e o CadÚnico, vacinação e outros serviços para mães e pais. Além disso, a OAB e o Pará Paz realizaram ações de conscientização sobre o Maio Laranja, mês de conscientização contra violência e exploração sexual infantil.

Crédito: Liliane Moreira

Parceria entre a Prefeitura de Belém e a Urban95 foi firmada durante a programação especial no Bosque Rodrigues Alves. - Crédito: Liliane Moreira


Texto: Rafael Miyake / Fotos: Liliane Moreira e Luiz Negrão.

agênciabelém.com.br

 

 

segunda-feira, 26 de maio de 2025

Novas famílias são habilitadas em serviço de acolhimento de crianças.

O serviço de Família Acolhedora (SFA) é uma modalidade de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade que em Belém, é coordenado pela Funpapa. Seis famílias receberam certificado em evento.


Famílias recebem certificados da Funpapa.

“O amor que temos não cabe apenas em nós, ele transborda. E é por esse transbordar que somos famílias acolhedoras” declarou Raiane Lima em seu discurso na cerimônia de certificação da 5ª turma de famílias habilitadas ao Serviço de Família Acolhedora do município de Belém.

Seis famílias receberam a certificação no evento realizado na quarta-feira, 12/03/2025 , no auditório do Ministério Público do Pará, promovido pela prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa). A solenidade foi permeada por momentos de muita emoção que levou às lágrimas muitos dos que estavam presentes ao ouvir os relatos das experiências já vividas com o acolhimento dessas crianças.

Regulamentado no município desde 2023, o Serviço de Família Acolhedora (SFA) é uma modalidade de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade que, em Belém, é coordenado pela Funpapa com o objetivo principal de fortalecer os laços familiares com o estímulo do afeto e convivência familiar. Para o presidente da Funpapa, Arthur Houat, a execução do serviço demonstra o compromisso da gestão com a proteção dos direitos da criança e do adolescente previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Quando se trata de um serviço que visa garantir direitos, nosso papel é fortalecer. Nossa intenção é aumentar o percentual de crianças em acolhimento na modalidade familiar e diminuir cada vez mais os acolhimentos em abrigo institucional” ressaltou Houat.


Raiane Lima que é uma família acolhedora entregando a camisa do serviço ao presidente, Arthur Houat, como gesto de carinho e boas Vindas à nova gestão -
Crédito: Jader Paes / Agência Belém.

Diferente dos abrigos institucionais - em que há educadores contratados - o Família Acolhedora é uma modalidade em que a criança ou adolescente que precisa ser afastado de sua família de origem e cuidada temporariamente por uma outra família: a família acolhedora. Isso perdura até que esta criança possa voltar para sua família de origem ou, se isso não for possível, ser encaminhada para uma família substituta.

A família habilitada ao SFA assume todos os cuidados e a proteção da criança ou adolescente durante o período de acolhimento. As famílias são preparadas, capacitadas e acompanhadas por uma equipe multiprofissional da Funpapa.

Yoná Nunes, promotora titular da promotoria da infância do ministério público, parabenizou a atuação da Funpapa na execução do serviço levando em consideração todas as ações que são realizadas para captar famílias para o serviço além de destacar o engajamento de toda a comissão interinstitucional que é protagonista desta execução desde a implantação.

A cerimônia no Ministério Público do Pará - Crédito: Jader Paes / Agência Belém

Após o treinamento e capacitação, as famílias são oficialmente habilitadas na certificação para o acolhimento. No total, já são 29 famílias habilitadas em Belém e 36 crianças já acolhidas na modalidade familiar desde a sua implantação. A Funpapa segue com o cronograma de acompanhamento e captação de novas famílias, levando em consideração a meta de alcançar 50 famílias habilitadas em 2025.

Texto: Maura Carvalho

13/03/2025

SFA Memória 2024 e 2025